Cuidados com a Saúde durante a Gestação

Em 10.04.2016   Arquivado em MATERNIDADE

saudavelOlá!

Hoje vamos deixar algumas orientações da Dra Mariana Leão sobre cuidados com a saúde durante a gestação!

  1. Quais os cuidados com a saúde durante a gestação?

Primeiro cuidado que toda gestante deve ter durante a gestação é iniciar o pré-natal o quanto antes, pois durante o pré-natal que será realizado exames para saber a vitalidade do bebê e da mãe. Outros cuidados importantes são alimentar-se bem, exercitar-se, parar de fumar e ingerir bebida alcoólica, reduzir o consumo de cafeína, não ingerir medicação sem orientação médica, fazer o uso de ácido fólico, dentre outros

2. O que evitar comer?

Os cuidados com os alimentos devem ser redobrados no período de gestação. A listeriose, doença que provoca aborto espontâneo ou problemas graves no recém-nascido, pode ser transmitida por queijos como o brie, camembert, roquefort, gorgonzola e os queijos brancos tipo frescal ou de Minas, se não forem industrializado. Outra doença que deve-se tomar cuidado durante a gestação é a toxoplasmose, que embora seja pequeno ainda existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes e frutas para tirar todo resquício de terra ou sujeira, e lave bem as mãos antes de comer. Infecções alimentares por salmonela (salmonelose) são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto segure a vontade de lamber a colher de massa de bolo crua.

  1. O que comer?

Durante a gravidez, toda gestante, deve alimentar-se bem, o ideal é incluir nas refeições verduras, legumes, frutas, carboidratos, proteína e também leite e laticínios em geral, de forma equilibrada! Evite frituras e gorduras! Não deixe de comer algo por causa dos enjoos, além de sempre ter algo para substituir, após o primeiro trimestre da gestação, eles tende a diminuírem.

  1. Os exercícios físicos são recomendados?

Sim, para dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Atividade que requer muito esforço físico e peso deve ser acompanhada por um profissional da área! E os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.

 

Love, J. <3