Entre Fraldas e Blush

GESTAÇÃO x EXERCÍCIO FÍSICO


Mamãe Fitness!

Foto: Jeninifer Nash Forrester Fonte: Internet

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal decorrente de uma contração muscular. Durante a gestação o corpo está em constante adaptação em função das alterações hormonais, e nutricionais. A preocupação da gestante, quanto ao ganho de peso, está entre o peso que é necessário e suficiente para o desenvolvimento do bebê, e a preocupação com o corpo no pós parto. Infelizmente muitas gestantes acabam entrando em dietas restritas, para amenizar o ganho de peso.

Uma pesquisa recente feita pelo Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) reconhece que a prática regular de atividade física durante a gestação atua diretamente no controle do ganho de peso nesse período e no pós-parto, bem como na manutenção de níveis hormonais na gestante.  Os benefícios da prática de atividade física durante a gestação são diversos e abrangentes.
Destacamos entre esses benefícios:

  • Melhora da postura, evitando lombalgias.
  • Reduz o estresse cardiovascular;
  • Manutenção da P.A;
  • Prevenção de trombose, e varizes;
  • Redução significativa do risco de DiabetesGestacional;
  • Melhoras no campo emocional, como auto estimaelevada;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico, sendo demuita utilidade para as mamães que desejam um parto vaginal;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora na qualidade do sono, entre outrosbenefícios.

È importante salientar, que todos esses benefícios foram constatados na prática de musculação.

A partir de quando praticar? Para gestantes já praticantes de musculação, não há a necessidade de cessar a atividade, já para gestantes sedentárias, é aconselhável que se espere até a 12ª semana.

Quando não praticar? A prática de musculação ou outra atividade não é recomendada para gestantes nos seguintes casos:

  • Gravidez gemelar com risco de prematuridade;
  • Placenta prévia após 26 semanas de gestação;
  • Doença cardíaca pulmomar;
  • Sangramento.

Procure um profissional de Educação Física para melhor te orientar.

Por Layane Nunes

@laynunespersonal
Cref nº 010171-G /GO
Personal Trainer, especialista em Fisiologia do Treinamento, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada.

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