Entre Fraldas e Blush

Começando do Começo: Meditação é estar presente

Hoje inicio nossa jornada falando sobre meditação.  Meditar é a prática de auto-observação, autoconhecimento, redução de estresse, ansiedade e depressão. É estar presente no momento presente.

A prática da meditação é o caminho para encontrarmos a calmaria em um ambiente estressante, onde vivemos sob pressão e temos que tomar decisões rapidamente.

Porém ao contrario do que muitos pensam, a meditação pode ser desafiante, lidar com o silêncio e dizer tchau as vozes e pensamentos dentro da nossa mente exige prática e concentração. Mas como tudo na vida é uma questão de adaptação, cada pessoa tem seu tempo para ir se acostumando e se entregando cada vez mais.

Junto com a meditação vamos trabalhar também durante nosso dia viver e estar “presente”.  Para isso você não precisa esquecer suas recordações do passado ou deixar de se planejar para o futuro, apenas peço que não fique preso há dias que não voltam mais e a um futuro que ainda não existe. Então o que temos nesse momento? O presente (faz jus ao nome).

“O passado é pra refletir. O futuro é pra planejar. O presente é pra agir.” Rodrigo Teixeira

Por causa da rotina, nossos dias acabam se tornando automáticos, não aproveitamos o momento, nosso presente divino. Minha proposta é fazermos diferente a partir de agora. Aperte o Play para uma nova vida:

Ao acordar sinta primeiro seu corpo despertando, cada parte dele, começando dos dedos dos pés até a cabeça, depois deite se de lado e com a ajuda de suas mãos e braços sente se, faça uma respiração profunda e sinta o prana*;

Deixe a água gelada e gostosa despertar seu rosto, sinta o conforto do tecido de suas roupas tocando seu corpo;

 Acorde seus filhos, animais e cônjuge (não necessariamente nesse ordem RS) com abraço, beijo e uma voz suave ;

Quando fizer suas refeições aproveite para sentir o sabor de cada alimento;

 Se sair de casa observe as cores e formas que têm as ruas, calçadas e pessoas. Olhe para o céu;

Quando tomar banho imagine que toda a negatividade e estresse estejam descendo junto com a água ralo abaixo, não apenas lave seu corpo, mas também sua alma;

E antes de dormir agradeça por tudo que aconteceu durante seu dia, até por aquilo que saiu do seu planejamento e te ajudou a enxergar o imprevisto como uma oportunidade de fazer diferente e ser mais resiliente. Deite em sua cama, feche os olhos, respire profundamente e vai sentindo seu corpo pesado e seus pensamentos cada vez mais distantes, até relaxar por completo.

Amanhã é outro dia, outras oportunidades e obstáculos vão surgir (futuro) e seu dia de hoje já se encerrou (passado).

Durante esse processo de mudança de rotina acrescente sua meditação, apenas 5 minutinhos diários já é o suficiente para que você consiga sentir os efeitos positivos no seu corpo e mente. Aos poucos vai aumentando o tempo, conforme sua necessidade e disponibilidade.

Então agora vamos meditar ?

·         Escolha um ambiente tranqüilo

·         Sente se de uma maneira confortável, mas não deite.

·         Inicialmente se preferir coloque um som ambiente. Aos poucos vai diminuindo esse som até chegar no silêncio total.

·         Não se apague aos seus pensamentos e vozes, deixe eles virem mas deixa eles irem, dizendo: “agora nada vai ser resolvido”.

·         Não crie regras como: “preciso me concentrar” “vem logo silêncio” “pare de pensar”. Deixa fluir no seu tempo, conforme sua prática.

·         Se concentre apenas no ar que entra e sai do seu corpo, sinta ele fazendo todo percurso iniciando pelas narinas (inalando), passando pela garganta, enchendo os pulmões e abdômen. Depois sinta o ar saindo (exalando) fazendo novamente o percurso contrário. Sem interferir, sem tentar respirar fundo. Apenas respire!

Namastê**

Om Shanti Om***

Amany Scaramuzza

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