Entre Fraldas e Blush

PUERPÉRIO – PODE DURAR MUITO MAIS QUE PENSAMOS

Vocês já ouviram falar em puerpério? Ele existe e não se restringe ao pós parto ou aos 40 dias. Pode durar até 2 anos após o nascimento do bebê. 2 anos?? SIM!

Período que o nosso organismo precisa para reestabelecer e em que o bebê procura outras referências e cuidadores além da mãe. Após o parto passamos por muitas mudanças – mudanças físicas, emocionais e hormonais , nossa rotina muda, nossa identidade e papel.

Passamos a ser responsáveis por um ser humano, e essa responsabilidade vem com um peso MUITO GRANDE. Nossa imagem muda (algumas ganham pesos e não perdem, outras perdem muito rápido e ficam bem magrinhas). Passamos pela privação do sono. Nos primeiros meses sentimos esgotadas, cansadas e as vezes (ou muitas vezes) irritadas. As privações, as mudanças, a disponibilidade exclusiva nos desgasta emocionalmente.

Não podemos esquecer das oscilações de humor. É um período de amor, de alegria sim, mas é período difícil, também. A mulher, essa nova mãe é cobrada. Cobra-se o papel de mãe, o já “saber cuidar e amamentar” seu filho. É difícil, pelas expectativas que criamos, pelas dificuldades enfrentadas e pelo isolamento social.

Muitas vezes optamos por ficar sozinhas, por estarmos cansadas, por acharmos que nosso assunto não é interessante, por acharmos que nossos sentimentos não serão compreendidos, sentimos culpa,receio de ser julgada (“como pode uma mãe falar? O que vão penar?” “Serei julgada. Ou vão dizer que não sou uma boa mãe…”)A maternidade é ambivalente é uma confusão de sentimentos.

Temos alegrias, amor, felicidades, mas também temos tristeza, medo, irritação e raiva. Muitas vezes, o que precisamos é de um abraço, um carinho, cafuné, uma comidinha pronta, uma iniciativa (não de pergunta: o que vc quer que eu faça? O que nós vamos comer hoje? Ou como foi seu dia?). Então, mamães busquem uma rede de apoio (amigas, colegas, familiares ou profissionais especializados).

Precisamos nos sentir amadas e cuidadas. Não tem problema pedir ajuda, não dar conta de tudo, ou deixar algo sem fazer, ou descobrir que não ficou bem feito. Mamães olhem pra vocês. Prestem atenção no que vcs estão sentindo❤
Texto de @gisellebarcelospsi

Imagem @spiritysol #maternidade

Bem Vinda a Maternidade Real

Junte-se a outras mães que também estão em busca de conhecer e compreender melhor a si mesmas para se tornarem mães mais presentes e conectadas com seus filhos. Cadastre seu e-mail abaixo gratuitamente.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

O PRÓXIMO FILHO
A GRAVIDEZ <3
O Príncipe da minha vida é banguelo e cheira leite
Pular para a barra de ferramentas